Dicas para melhorar a diccao

Dicção
É o acto de dizer, de pronunciar correctamente o som das palavras. É através da dicção que se transmite confiança, segurança e credibilidade ao discurso.
A importância da boa dicção
A dicção é a pronúncia do som das palavras, das sílabas e das letras na fala. A fala de qualidade contempla uma dicção clara e precisa. A dicção deve ser educada, corrigida, tratada e aperfeiçoada.
Melhorar a dicção requer vontade, disciplina e trabalho. A boa dicção é um hábito, que se adquire com preparo e treino.
Três fatores estão envolvidos na dicção: respiração adequada, aquecimento dos músculos faciais e aquecimento da língua. É preciso aprender a relaxar, respirar corretamente e articular adequadamente as palavras.
Exercícios para melhorar a dicção
Os exercícios de fonoarticulação ajudam a adquirir uma dicção de qualidade. Abaixo estão apresentados alguns exercícios que se forem bem executados podem ajudar na melhoria da dicção.
1º) Com os dedos apoiados no nariz, vibrar a boca e o nariz. Emita um som como se fosse de abelha (hummmmmm) por certa de 1 minuto.
Fique 30 segundos em silêncio. Repita o movimento em cinco vezes.
2º) Com um pequeno objeto, que pode ser um lápis, colocado apenas 1 cm dentro da boca, leia frases diversas, rimas e travas-línguas. Leia num ritmo normal, lento e rápido cada tipo de frase.
Exemplos de frases:
“A clareza da comunicação é um fator determinante na conquista da confiança, que por sua vez, é fundamental na construção da credibilidade. A credibilidade é fator essencial do êxito do orador.”

Rima
”De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.”
Trava-língua
“Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”
3º) Inspire pelo nariz; usando o ar inspirado articule os fonemas “i” e “u”, até esgotar o folego.
Repita 3 vezes. Articulando, na sequência após a inspiração nasal, os fonemas “i” e “o”; fazendo o mesmo procedimento.
Intercale um e outro exercício por 3 vezes.
4º) Vibre intensamente os lábios por cerca de 1 minuto. Descanse. Repita por 3 vezes.
5º) Pronuncie as sílabas:  Mua – Mué – mue – mui – muó – muo – muu.
Repita por 3 vezes. Fique em silêncio. Repita 3 vezes.
6º) Articule de forma rápida e exagerada as sílabas e letras da seguinte sequência: la a  - la o – la u.  Na sequência:  la a – la e – la i.
Repita por 5 vezes consecutivas, após pausa ao final de cada conjunto de sequências.
7º) Boca fechada, aperte os lábios para dentro. Aperte-os um contra o outro com energia por 5 segundos.
Na sequência, separe rapidamente os lábios mostrando os dentes cerrados por 5 segundos.
Repita a sequência 3 vezes.
8º) Inspire e expire várias vezes lentamente, pronunciando as consoantes: P B T D G Q.
9º) Leia pronunciando pausadamente e exageradamente cada vogal e leia na sequência a frase correlata:
AI – A gaita do pai de Adelaide está embaixo da caixa.
UI – Fui colher flores ruivas e azuis nos pauis.
AIO – O lacaio do cavalo baio leva o balaio de paio.
OIA – Aribóia via a jibóia que boiava na pitimbóia.
10º) Leia pronunciando pausadamente e exageradamente cada consoante e leia na sequência a frase correlata:
M – O mameluco melancólico meditava e a megera megalocéfala, macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca miasmática. Migalhas minguadas de moagem mitigavam míseras meninas.
R – O rato, ratazana, o ratinho, roeram as rútilas roupas e rasgaram as ricas rendas da rainha dona urraca de rombarral.
S – Sófocles soluçante ciciou no Senado suaves censuras sobre a insensatez de seus filhos insensíveis. Suave viração do Sueste passa sussurante sobre sensitivas silenciosas. 
11º) Pronuncie o “r” no final das palavras. Cada série de quatro sílabas deve ser pronunciada numa só expiração, com ligeira parada em cada palavra:
BAR – DAR – LAR  - MAR
TER – LER – VER – VIR
QUER – DER – COR – MOR
COR – DOR – FOR – POR


NB: Além dos exercícios acima mencionados, para uma boa pronúncia e articulação de palavras, é recomendada a leitura de variados textos, independentemente da sua tipologia, de modo a desenvolver o aparelho fonador e o gosto pela leitura. 

Comentários

Mensagens populares