Dicas para melhorar a diccao
Dicção
É o acto de dizer, de pronunciar correctamente o som das palavras. É
através da dicção que se transmite confiança, segurança e credibilidade ao
discurso.
A importância da boa dicção
A dicção é a
pronúncia do som das palavras, das sílabas e das letras na fala. A fala de
qualidade contempla uma dicção clara e precisa. A dicção deve ser educada,
corrigida, tratada e aperfeiçoada.
Melhorar a
dicção requer vontade, disciplina e trabalho. A boa dicção é um hábito, que se
adquire com preparo e treino.
Três fatores
estão envolvidos na dicção: respiração adequada, aquecimento dos músculos faciais
e aquecimento da língua. É preciso aprender a relaxar, respirar corretamente e
articular adequadamente as palavras.
Exercícios para melhorar a dicção
Os exercícios
de fonoarticulação ajudam a adquirir uma dicção de qualidade. Abaixo estão
apresentados alguns exercícios que se forem bem executados podem ajudar na
melhoria da dicção.
1º) Com os dedos apoiados no nariz, vibrar a boca e o nariz.
Emita um som como se fosse de abelha (hummmmmm) por certa de 1 minuto.
Fique 30
segundos em silêncio. Repita o movimento em cinco vezes.
2º) Com um pequeno objeto, que pode ser um lápis, colocado
apenas 1 cm dentro da boca, leia frases diversas, rimas e travas-línguas. Leia
num ritmo normal, lento e rápido cada tipo de frase.
Exemplos de
frases:
“A clareza da
comunicação é um fator determinante na conquista da confiança, que por sua vez,
é fundamental na construção da credibilidade. A credibilidade é fator essencial
do êxito do orador.”
Rima
”De tudo ao meu
amor serei atento
Antes, e com
tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em
face do maior encanto
Dele se encante
mais meu pensamento.”
Trava-língua
“Joana, a
joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi
falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho:
que tal jambo e jabá?”
3º) Inspire pelo nariz; usando o ar inspirado articule os
fonemas “i” e “u”, até esgotar o folego.
Repita 3 vezes.
Articulando, na sequência após a inspiração nasal, os fonemas “i” e “o”;
fazendo o mesmo procedimento.
Intercale um e
outro exercício por 3 vezes.
4º) Vibre intensamente os lábios por cerca de 1 minuto.
Descanse. Repita por 3 vezes.
5º) Pronuncie as sílabas: Mua – Mué – mue – mui – muó
– muo – muu.
Repita por 3
vezes. Fique em silêncio. Repita 3 vezes.
6º) Articule de forma rápida e exagerada as sílabas e letras
da seguinte sequência: la a - la o – la u. Na sequência: la a
– la e – la i.
Repita por 5
vezes consecutivas, após pausa ao final de cada conjunto de sequências.
7º) Boca fechada, aperte os lábios para dentro. Aperte-os um
contra o outro com energia por 5 segundos.
Na sequência,
separe rapidamente os lábios mostrando os dentes cerrados por 5 segundos.
Repita a
sequência 3 vezes.
8º) Inspire e expire várias vezes lentamente, pronunciando
as consoantes: P B T D G Q.
9º) Leia pronunciando pausadamente e exageradamente cada
vogal e leia na sequência a frase correlata:
AI – A gaita do
pai de Adelaide está embaixo da caixa.
UI – Fui colher
flores ruivas e azuis nos pauis.
AIO – O lacaio
do cavalo baio leva o balaio de paio.
OIA – Aribóia
via a jibóia que boiava na pitimbóia.
10º) Leia pronunciando pausadamente e exageradamente cada
consoante e leia na sequência a frase correlata:
M – O mameluco
melancólico meditava e a megera megalocéfala, macabra e maquiavélica mastigava
mostarda na maloca miasmática. Migalhas minguadas de moagem mitigavam míseras
meninas.
R – O rato,
ratazana, o ratinho, roeram as rútilas roupas e rasgaram as ricas rendas da
rainha dona urraca de rombarral.
S – Sófocles
soluçante ciciou no Senado suaves censuras sobre a insensatez de seus filhos
insensíveis. Suave viração do Sueste passa sussurante sobre sensitivas
silenciosas.
11º) Pronuncie o “r” no final das palavras. Cada série de
quatro sílabas deve ser pronunciada numa só expiração, com ligeira parada em
cada palavra:
BAR – DAR –
LAR - MAR
TER – LER – VER
– VIR
QUER – DER –
COR – MOR
COR – DOR – FOR
– POR
NB: Além dos exercícios acima mencionados,
para uma boa pronúncia e articulação de palavras, é recomendada a leitura de
variados textos, independentemente da sua tipologia, de modo a desenvolver o
aparelho fonador e o gosto pela leitura.
Comentários
Enviar um comentário