trabalho de fim do curso
Dedicatória
Dedico este trabalho
primeiro a minha família, que tudo fez para que eu tivesse essa oportunidade de
ingrenar no IFP- de Chibututuine, ajudando-me em tudo quanto fora necessário
para a materialização deste que é o meu sonho de infância (ser professor).
Dedico o mesmo aos meus
colegas de curso que fora os formadores e a família foram um grande alicerce
para a moldagem desse homem que sou hoje.
E por fim, dedico o
mesmo ao Dr. Chamusse (formador de Metodologia de Ensino de Ciências Naturais)
que directo/indirectamente influenciou-me a prosseguir, pelo facto de ter um
gosto pelo que faz, e conseguir transmitir da melhor forma o gosto pelo
trabalho, a paciência que um professor deve ter com as crianças, a humildade, o
respeito e muitos outros valores que ele me proporciona.
Agradecimentos
Em primeiro lugar
agradeço a Deus pois ele é quem me ampara e me protege, e na palavra dele ponho
a minha esperança e o meu passado, presente e futuro somente ele é que o
conhece. Mais que qualquer outra pessoa ele sabe dos meus anseios e
necessidades, das minhas dificuldades e batalhas, é meu escudo defensor em
todas as batalhas que travo, e meu conselheiro em todos os momentos que
solicito a sua presença, por isso e muitas outras coisas eu o agradeço.
Em segundo lugar, os
meus agradecimentos vão ao formador de TIC’s (Ernesto Cuambe) e a formadora de
Pesquisa-acção (Georgina Salas), pela oportunidade de aplicar uma parte do
conhecimento que por eles me foi proporcionado, e que o mesmo ser-me-à de
grande utilidade no futuro na exercitação da actividade docente.
Declaração de Honra
Eu Zélio José Novela,
formando da turma R2, declaro que este trabalho foi fruto da minha investigação
diante do tema que me foi atribuído de problemas que os alunos enfrentam na leitura
e escrita em Língua Portuguesa.
Este não é fruto de
nenhum plágio.
E por ser verdade que
este documento é da minha autoria será assinado por mim, autor do trabalho:
Assinatura
__________________________________
Resumo
Esta dissertação procura
encontrar alguma explicação para a ocorrência de problemas de leitura e
escrita, em crianças do terceiro ciclo (Escola Primária Completa de Ribângua)
do ensino básico.
Para o efeito compara
alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita em variáveis psicológicas,
que a literatura do domínio indica serem relevantes para diferenciar os grupos.
No estudo consta uma
parte teórica e de outra prática. Na primeira salientam-se os elementos
seguintes: a relação entre a linguagem, a leitura e a escrita; a definição e
classificação das dificuldades na sua aprendizagem; os factores psicológicos
importantes na distinção de alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita;
os instrumentos para o diagnóstico destas dificuldades.
Da parte prática
constam: a metodologia da investigação, a apresentação e discussão dos
resultados deste estudo, realizado numa amostra aleatória de 25% do número
total dos alunos da turma D, 7ª classe.
Introdução
A dificuldade de
aprendizagem é um assunto que tem sido discutido, pois a escola não tem dado
conta de umas das suas funções primordiais que é facultar aos alunos
conhecimentos sobre a língua e o desenvolvimento da leitura e escrita em
português.
O fracasso escolar tem
sido estudado sob diferentes enfoques. Houve período em que suas causas foram
atribuídas especialmente aos factores extra-escolares. A família e as condições
de vida material dos alunos eram apontadas como a causa. Posteriormente,
atribuíram-se as causas do fracasso às questões biológicas e culturais.
Acreditava-se que o
indivíduo oriundo de meio pobre, sem acesso a uma boa alimentação e aos bens
culturais fracassariam na escola. O fracasso escolar, mais especificamente a
dificuldade na elaboração da leitura e da escrita tem preocupado os educadores,
pesquisadores e pais.
Neste presente trabalho,
abordar-se-à sobre a dificuldade da leitura e escrita e o seu impacto na
instrução do indivíduo.
Justificativa
O tema deste trabalho
foi seleccionado no âmbito da melhoria do PEA, no que diz respeito aos
problemas de leitura e escrita no ensino básico/primário.
Feitos os estudos
constatei que na maioria dos casos as crianças têm tido dificuldades de se
expressar na língua portuguesa tendo como factor principal para o mesmo o uso
excessivo da língua materna/local, o que desenvolve ainda mais a língua em
detrimento a língua portuguesa que é de instrução.
Objectivos
Objectivo geral
Desenvolver nos alunos o
interesse pela leitura e escrita em Língua Portuguesa.
Objectivos específicos
Minimizar o índice
elevado de crianças com dificuldades de leitura e escrita;
Exclarecer as
dificuldades/justificações colocadas pelos professores na leitura e escrita.
Metodologia
Para o presente trabalho
usou-se o método científico.
Amostragem
Foram usados como
amostra 25% do número total de alunos da turma D, 7ª classe da Escola Primária
Completa de Ribângua.
Teorização
Diante da pesquisa feita
nas práticas pedagógicas no que concerne ao trabalho de pesquisa-acção em saber
se na turma em que faço estágio há alunos com problemas de leitura e escrita.
Para se saber dissofoi
necessário primeiro um período de ambientação com a escola, fazendo
levantamento do historial da escola, em volta de tudo que esteve na construção
da escola, o porquê do nome da escola, quantas classes tem a escola, quantas
turmas em cada classe, o número total dos alunos de cada turma e os turnos
diários.
Após esse levantamento,
foi o momento de ter o contacto com o meu professor (tutor) e com os alunos,
nesta fase fez-se o levantamento biográfico do porfessor no que concerne à anos
de experiência, disciplinas que lecciona e classes que atende e as respectivas
turmas. Ainda nesta foi possível também saber-se os dados dos alunos, quantos
repetentes e quantos vêm da 6ª classe.
De seguida foi o momento
de assistir as aulas, onde foi possível identificar os alunos com problemas de
leitura, isto porque na aula de língua portuguesa a professora pediu com que os
alunos fizessem a leitura de um texto.
O que pude observar
nesse problema de leitura foi a articulação das palavras e a hipocorrecção no
decorrer da leitura.
A averiguação desse
problema foi motivo de choque e preocupação, porque um problema desse género
numa classe que é a última no ensino primário é gravíssimo. Foi difícil numa
primeira fase entender esse caso, mas com base no comportamento dos alunos e
informações obtidas, foi possível deduzir/descobrir a razão do problema.
Dentre eles destacam-se
os seguintes:
Ø
Má qualidade do ensino proporcionado pelos
professores;
Ø
O não hábito de leitura por parte dos alunos e a
própria negligência.
Diante destes dois
casos, foi possível junto com os professores da classe/turma juntarmos forças
no sentido de compensar o tempo disperdiçado/perdido nas classes anteriores.
Em contrapartida, foi
descoberto outro problema que tem haver com a escrita, problema esse que foi
identificado quando a professora deu exercícios para os alunos responderem nos
cadernos, no acto da resolução, a professora deu-me a permissão para que
pudesse observar a resolução dos exercícios.
Depois desta observação,
para resolução destes dois problemas (leitura e escrita), junto com a
professora esboçamos um plano estratégico que visava numa marratona de leitura,
o comprar um caderno caligráfico para a escrita com a letra cursiva e depois
fazer-se cópias de textos a escolha dos alunos.
Destas estratégias acima
citadas, a leitura é que vai a passos largos, porque o número dos alunos com
esse problema diminuiu significativamente.
As balisas previstas
para a efectivação/resolução desses problemas é de 20 de julho até o final do
2º trimestre.
Dentro do prazo previsto
será necessária muita atenção por parte da professora. A tarefa de leitura e
escrita certa das palavras não é apenas da professora de Língua Portuguesa, mas
também de todos professores, isto é, os professores devem juntar-se numa
conferência com vista a traçarem métodos para o cumprimento dos objectivos no
prazo estipulado, tendo-se em conta que os alunos estão em um caso sério e numa
classe em que ao transitarem vão ao ensino secundário que tem diferentes
metodologias de ensino e que obrigatoriamente lhes será necessária a habilidade
de saber ler e escrever. A palavra chave para a resolução é a seguinde: “a criança é um bem comum”, e
consequentemente pode ser educada por qualquer que seja o professor.
Conclusão
O presente trabalho, por
não ter sido terminada a pesquisa do mesmo, não tive como elaborar a conclusão.
Bibliografia
Escola Primária Completa
de Ribângua (Professora Firmínia, turma D da 7ª classe).
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