trabalho de fim do curso

Dedicatória
Dedico este trabalho primeiro a minha família, que tudo fez para que eu tivesse essa oportunidade de ingrenar no IFP- de Chibututuine, ajudando-me em tudo quanto fora necessário para a materialização deste que é o meu sonho de infância (ser professor).
Dedico o mesmo aos meus colegas de curso que fora os formadores e a família foram um grande alicerce para a moldagem desse homem que sou hoje.
E por fim, dedico o mesmo ao Dr. Chamusse (formador de Metodologia de Ensino de Ciências Naturais) que directo/indirectamente influenciou-me a prosseguir, pelo facto de ter um gosto pelo que faz, e conseguir transmitir da melhor forma o gosto pelo trabalho, a paciência que um professor deve ter com as crianças, a humildade, o respeito e muitos outros valores que ele me proporciona.



Agradecimentos
Em primeiro lugar agradeço a Deus pois ele é quem me ampara e me protege, e na palavra dele ponho a minha esperança e o meu passado, presente e futuro somente ele é que o conhece. Mais que qualquer outra pessoa ele sabe dos meus anseios e necessidades, das minhas dificuldades e batalhas, é meu escudo defensor em todas as batalhas que travo, e meu conselheiro em todos os momentos que solicito a sua presença, por isso e muitas outras coisas eu o agradeço.
Em segundo lugar, os meus agradecimentos vão ao formador de TIC’s (Ernesto Cuambe) e a formadora de Pesquisa-acção (Georgina Salas), pela oportunidade de aplicar uma parte do conhecimento que por eles me foi proporcionado, e que o mesmo ser-me-à de grande utilidade no futuro na exercitação da actividade docente.




Declaração de Honra
Eu Zélio José Novela, formando da turma R2, declaro que este trabalho foi fruto da minha investigação diante do tema que me foi atribuído de problemas que os alunos enfrentam na leitura e escrita em Língua Portuguesa.
Este não é fruto de nenhum plágio.
E por ser verdade que este documento é da minha autoria será assinado por mim, autor do trabalho:



Assinatura
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Resumo
Esta dissertação procura encontrar alguma explicação para a ocorrência de problemas de leitura e escrita, em crianças do terceiro ciclo (Escola Primária Completa de Ribângua) do ensino básico.
Para o efeito compara alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita em variáveis psicológicas, que a literatura do domínio indica serem relevantes para diferenciar os grupos.
No estudo consta uma parte teórica e de outra prática. Na primeira salientam-se os elementos seguintes: a relação entre a linguagem, a leitura e a escrita; a definição e classificação das dificuldades na sua aprendizagem; os factores psicológicos importantes na distinção de alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita; os instrumentos para o diagnóstico destas dificuldades.
Da parte prática constam: a metodologia da investigação, a apresentação e discussão dos resultados deste estudo, realizado numa amostra aleatória de 25% do número total dos alunos da turma D, 7ª classe.




Introdução
A dificuldade de aprendizagem é um assunto que tem sido discutido, pois a escola não tem dado conta de umas das suas funções primordiais que é facultar aos alunos conhecimentos sobre a língua e o desenvolvimento da leitura e escrita em português.
O fracasso escolar tem sido estudado sob diferentes enfoques. Houve período em que suas causas foram atribuídas especialmente aos factores extra-escolares. A família e as condições de vida material dos alunos eram apontadas como a causa. Posteriormente, atribuíram-se as causas do fracasso às questões biológicas e culturais.
Acreditava-se que o indivíduo oriundo de meio pobre, sem acesso a uma boa alimentação e aos bens culturais fracassariam na escola. O fracasso escolar, mais especificamente a dificuldade na elaboração da leitura e da escrita tem preocupado os educadores, pesquisadores e pais.
Neste presente trabalho, abordar-se-à sobre a dificuldade da leitura e escrita e o seu impacto na instrução do indivíduo.



Justificativa
O tema deste trabalho foi seleccionado no âmbito da melhoria do PEA, no que diz respeito aos problemas de leitura e escrita no ensino básico/primário.
Feitos os estudos constatei que na maioria dos casos as crianças têm tido dificuldades de se expressar na língua portuguesa tendo como factor principal para o mesmo o uso excessivo da língua materna/local, o que desenvolve ainda mais a língua em detrimento a língua portuguesa que é de instrução.



Objectivos
Objectivo geral
Desenvolver nos alunos o interesse pela leitura e escrita em Língua Portuguesa.
Objectivos específicos
Minimizar o índice elevado de crianças com dificuldades de leitura e escrita;
Exclarecer as dificuldades/justificações colocadas pelos professores na leitura e escrita.
Metodologia
Para o presente trabalho usou-se o método científico.
Amostragem
Foram usados como amostra 25% do número total de alunos da turma D, 7ª classe da Escola Primária Completa de Ribângua.



Teorização
Diante da pesquisa feita nas práticas pedagógicas no que concerne ao trabalho de pesquisa-acção em saber se na turma em que faço estágio há alunos com problemas de leitura e escrita.
Para se saber dissofoi necessário primeiro um período de ambientação com a escola, fazendo levantamento do historial da escola, em volta de tudo que esteve na construção da escola, o porquê do nome da escola, quantas classes tem a escola, quantas turmas em cada classe, o número total dos alunos de cada turma e os turnos diários.
Após esse levantamento, foi o momento de ter o contacto com o meu professor (tutor) e com os alunos, nesta fase fez-se o levantamento biográfico do porfessor no que concerne à anos de experiência, disciplinas que lecciona e classes que atende e as respectivas turmas. Ainda nesta foi possível também saber-se os dados dos alunos, quantos repetentes e quantos vêm da 6ª classe.
De seguida foi o momento de assistir as aulas, onde foi possível identificar os alunos com problemas de leitura, isto porque na aula de língua portuguesa a professora pediu com que os alunos fizessem a leitura de um texto.
O que pude observar nesse problema de leitura foi a articulação das palavras e a hipocorrecção no decorrer da leitura.
A averiguação desse problema foi motivo de choque e preocupação, porque um problema desse género numa classe que é a última no ensino primário é gravíssimo. Foi difícil numa primeira fase entender esse caso, mas com base no comportamento dos alunos e informações obtidas, foi possível deduzir/descobrir a razão do problema.
Dentre eles destacam-se os seguintes:
Ø  Má qualidade do ensino proporcionado pelos professores;
Ø  O não hábito de leitura por parte dos alunos e a própria negligência.
Diante destes dois casos, foi possível junto com os professores da classe/turma juntarmos forças no sentido de compensar o tempo disperdiçado/perdido nas classes anteriores.

Em contrapartida, foi descoberto outro problema que tem haver com a escrita, problema esse que foi identificado quando a professora deu exercícios para os alunos responderem nos cadernos, no acto da resolução, a professora deu-me a permissão para que pudesse observar a resolução dos exercícios.
Depois desta observação, para resolução destes dois problemas (leitura e escrita), junto com a professora esboçamos um plano estratégico que visava numa marratona de leitura, o comprar um caderno caligráfico para a escrita com a letra cursiva e depois fazer-se cópias de textos a escolha dos alunos.
Destas estratégias acima citadas, a leitura é que vai a passos largos, porque o número dos alunos com esse problema diminuiu significativamente.
As balisas previstas para a efectivação/resolução desses problemas é de 20 de julho até o final do 2º trimestre.
Dentro do prazo previsto será necessária muita atenção por parte da professora. A tarefa de leitura e escrita certa das palavras não é apenas da professora de Língua Portuguesa, mas também de todos professores, isto é, os professores devem juntar-se numa conferência com vista a traçarem métodos para o cumprimento dos objectivos no prazo estipulado, tendo-se em conta que os alunos estão em um caso sério e numa classe em que ao transitarem vão ao ensino secundário que tem diferentes metodologias de ensino e que obrigatoriamente lhes será necessária a habilidade de saber ler e escrever. A palavra chave para a resolução é a seguinde: “a criança é um bem comum”, e consequentemente pode ser educada por qualquer que seja o professor.



Conclusão
O presente trabalho, por não ter sido terminada a pesquisa do mesmo, não tive como elaborar a conclusão.



Bibliografia

Escola Primária Completa de Ribângua (Professora Firmínia, turma D da 7ª classe).

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